O Kawaii surgiu na década de 1970 entre as adolescentes japonesas que começaram a escrever de forma infantilizada. A escrita que era vertical e irregular (linhas com espessuras variadas) passou a ser horizontal e regular (linhas finas e definidas). E além disso pequenos desenhos, como corações, estrelas, nuvens, carinhas... foram inseridos ao longo dos textos, tornando o principal elemento Kawaii. Yamane Kazuma, em seus estudos sobre a escrita, criou a palavra Kawaii que em japonês significa adorável, fofo, bonito.
Das salas de aula para as ruas, os elementos graciosos do Kawaii conquistaram adultos e crianças japoneses, e hoje podem ser vistos como mascotes de produtos e serviços de instituições privadas e governamentais. O Kawaii transformou-se em um movimento que se espalhou pela China, Coreia do sul, Taiwan e entre fãs ocidentais da cultura japonesa.
Não demorou muito para o Kawaii se transformasse em uma maneira de vestir. O próprio nome dita o estilo; o adorável, o inocente estão são características importantes, e isso é demonstrado através das cores, babados, rendas, fitas, laços, que predominam no estilo.
Brinquedos, bichos de pelúcia, meias e cabelos coloridos, sapatos-boneca, pérolas, perfumes gormant e roupas customizadas fazem parte do visual.
O estilo, criado para crianças jovens varia do exagerado, com personagens de mangá e anime ao gracioso com detalhes simples, mais que não perdem a fofura, a inocência do Kawaii. Alguns estilos da moda de rua no Japão possuem traços kawaii - Fairy Kei, Lolita, Mori Girl - da delicadeza, da ingenuidade, do fofo.
Para quem deseja aderir ao visual, mas sem os exageros dos japoneses, inicie com roupas básicas, como calça jeans e camiseta, complete com acessórios delicados, como tiaras, anéis, lenços... Esses podem ser usados no mesmo look em muita quantidade (como as japonesas) harmonizando o visual.
Os cabelos podem ser bem coloridos ( roxo, azul, pink e vermelho vivo)
ou mais discretos (como chocolate, loiro escuro, loiro e um castanho
ruivo). O penteado com referência infantil ou com corte infantil, como
franjas retas.
A maquiagem tem o objetivo de realçar os olhos, deixá-los grandes como os ocidentais. Bastante rímel, cílios postiços; blush com cores bem claras e boca com cores nude ou gloss.