Decora vem da palavra "Decoration" que significa decoração, e surgiu nas década de 90 no Japão. O estilo consiste em usar, criar, misturar e abusar de roupas e acessórios coloridos dos pés à cabeça. Muito usado por meninas, mas existe meninos, número menor, adeptos ao Decora.
Alguns chamam o estilo de Fruits - o que é errado - devido a revista, de mesmo nome, criada pelo fotógrafo Shoichi Aoki, nos anos 90, voltada para o público que segue a moda de rua. O nome Fruits foi escolhido devido a variedade de cores que podem ser encontradas nas frutas.
O visual é composto por mix de sobreposições, acessórios, cores, texturas, brinquedos. Tudo isso é usado de forma exagerada e desordenada, criando produções personalizadas e únicas.
A primeira vista pode parecer que nada combina com nada, mas conforme vamos observando, percebemos que as peças conversam entre si e que há combinação. Como se cada peça fosse escolhida minuciosamente para esse propósito.
As Decora usam muitos acessórios no cabelo (presilha, laços, headbands, grampos “tic tac”, arcos). Algumas vezes até o cabelo é colorido.
A
maquiagem é muito pouca, quase não usam, por ser uma moda muito
infantil. O costume é colar adesivos de estrelas, corações, frutas, cristais no
rosto, ao invés de maquiagem.
Bolsas ou mochilas coloridas, estampadas, com personagens infantis, como Hello Kitty, Pokermon, Marie de Aristogatos, Ursinho Pooh, etc.
Meias estampadas, cheias de fitas e babados, sobrepostas por polainas (peça de lã usada por cima de sapato cobrindo o peito do pé e a perna) combinadas com tênis de cano alto, botinhas, sapatilhas, sandálias, criando várias camadas.
Descrevendo sobre sobreposições, as Decora amam. Compor peça sobre peças, de tamanhos e cores diferentes é o diferencial do estilo.
Acessórios de plástico, pulseiras, relógios, anéis, brincos, colares, óculos, mascaras estampadas e até brinquedos de pelúcia se misturam para incrementar o visual.
Há o costume, entre as adeptas, de misturar estilos, por exemplo o Decora com Gothic Lolita, mas nunca perdendo a essência da infantilidade e do colorido
Fotos: Divulgação Web, Tokyo Fashion, Japanese Streets, Masa Mania, Ghoulsoul.