Christian Dior foi o autor do look romântico, glamouroso e feminino que inicia com um babado na cintura e se abre como uma saia, o peplum.
Para usara o peplum deve-se levar em consideração o tipo de corpo, pois o volume do babado depende da silhueta:
O corpo oval - ombros e quadril menor que a cintura - mulheres com esse perfil de corpo ou que estão acima do peso devem optar por peplum com o menor volume possível e saias retas com pala, para segurar a barriga, em tom escuro.
O corpo retângulo - ombros, quadril e cintura da mesma medida - o objetivo, nessa silhueta é criar cintura, então aposte em peças com mangas e peplum que marque o quadril, além de faixas e cintos que dão a ilusão de cintura fina.
O corpo triângulo - ombros estreitos e quadril largo ou bumbum avantajado - deve investir em peças com ombros estruturados, levemente acinturados e peplum discretos na cintura ou em peças retas, como vestido com peplum "chapado" para equilibrar a silhueta.
O corpo triângulo invertido - Ombros largos e quadril estrito - mulheres com esse tipo de corpo precisam de volume na parte de baixo, então os pepluns com babados acentuados são os indicados.
O corpo ampulheta - ombros e quadril na mesma proporção - as peças devem ser retas e peplum discreto para que a cintura e o quadril não se destacarem.
O peplum é um bom recurso para alongar a silhueta, desde que seja em produções monocromática e babado com pouco volume. Então, as baixinhas podem investir nesse tipo de look, com muita cautela, pois o babado cria uma linha horizontal que achata o corpo.