Quimono é uma vestuário tradicional oriental usado por homens e mulheres de todas as idades. No Japão a peça é chamada de Kosode, mas Kimono, que em japonês significa "coisa de vestir" ou "roupa", tornou-se um termo moderno para referir-se a roupa. A origem da palavra se deu quando navegantes ocidentais, que não conheciam o idioma, perguntaram, com gestos, o nome das roupas de seda e os japoneses responder "roupa". Na cultura oriental os quimonos seguem uma etiqueta, na qual existe um modelo para cada ocasião, sexo, estado civil, hierarquia.
Hoje, o roupão trespassado e cingido por uma faixa, ganha novas formas e tamanhos, mas mantendo as mangas volumosas e os tecidos leves e fluidos. Além disso, ele pode ser usado de diversas maneiras e em várias ocasiões, como complemento (substituindo os cardigãs ou blazer, nos dias mais quentes) ou como peça única (como vestido.)
Quimono com bermuda ou short é uma produção confortável para os dias quentes de verão, seja ele curto ou longa. Para os dias frios, basta acrescentar a meia calça à composição.
O quimono pode substituir as sobreposições típicas do inverno (blazer, cardigã) e garantir elegância e frescor em composições com calça, desde as mais básicas ás mais sofisticadas.
O quimono combina com todos os tipos de saias, desde as justas até as rodadas. Use blusas mais sequinhas para não acrescentar volume à silhueta e prefira as saias lisas para o quimono ser o destaque da composição, e tenha sempre o cuidado de escolher uma das cores da estampa para combinar com as outras peças.
Uma produção que levanta o visual e faz a diferença é combinar vestido com quimono. Os vestidos mais próximos ao corpo são os ideais para não ampliar o corpo. Caso o quinomo tenha um bom comprimento, basta usá-lo com vestido e envolver a cintura com faixa ou cinto.
Médios ou grandes, lisos ou estampados, em diversas modelagens, o quinono incrementa produções diurnas ou noturna, conferindo elegância e charme ao visual.
Fotos: Divulgação.