As cores têm grande influência em nossa vida, pois elas transmitem mensagens, emoções,muda nossa percepção de objetos, comidas, visual e personalidade. O seu efeito na pele pode favorecer na escolha de roupas, acessórios, maquiagem e cabelos. Usar a cor certa valoriza a aparência, ilumina o rosto, dá uma aparência saudável e descansada, uma rosto corado e colorido, suaviza a textura da pele, suaviza manchas, rejuvenesce, harmoniza, afina o rosto e equilibra as formas. A cor errada pode destruir sua imagem dando uma aparência de cansaço, destacar marcas de expressão, olheiras, manchas, envelhece a pele, alargar o rosto e distorcer as proporções.
A construção de um visual adequado à tonalidade da pele, depende de uma técnica que ajuda a valorizar os traços da face, a colorimetria. A colorimetria é um teste que analisa o efeito das cores na pele para descobrir quais os tons de roupas, acessórios, maquiagem e cabelos são favoráveis para determinada pessoa. Através de análises descobre se a pele é quente (outono e primavera) ou fria (inverno e verão), e com isso determina uma cartela de cores.
Para descobrir qual cor ideal, basta aplicar uma das técnicas da colorimetria. Coloque uma peça, de roupa, perto do rosto, espere dois minutos para a cor reagir e a pele absorve-la. O local para o teste deve haver bastante luz, se a cor realçar rugas, olheiras, criar sombras, essa é a cor errada. A cor certa deve iluminar e realça o tom da pele.
Outra maneira simples de saber se a pele é quente ou fria é pegar dois tecidos nas cores dourada e prateada, sem estampas e colocá-los, um de cada vez, ao redor do pescoço, num lugar com iluminação natural. A cor certa será aquela que iluminar o rosto, esconder olheiras, e realçar a cor das pupilas - nesse caso o branco dos olhos irá ficar bem branco.
Perceber a coloração da pele é outra forma de descobrir se a pele é quente ou fria. A pele quente sempre puxa para os vermelhos e rosados, e às vezes, é mais luminosa. A fria é uma pele mais fosca, que puxa para o marrom e azul. Os tons quentes costumam dar mais certo com os tons frios, pois no círculo cromático eles são opostos ou complementares.
O maior impacto da cor é no rosto, pescoço e colo; caso deseje usar um tom que goste, mas que não favorece sua face basta usá-la da cintura para baixo. No caso de peças que fiquem próximas ao rosto, a opção é usar sobreposições de roupas e acessórios em tonalidades favoráveis.
Aprender os tons que nos valorizem é importante, pois essas evidenciam nossas crenças, estado de espírito, nosso modo de viver e ver a vida. Por terem significados, essas podem passar uma mensagem totalmente oposta do que queremos, então todo cuidado é pouco.
Fotos: Divulgação.