À maioria das pessoas pensam que retrô e vintage são a mesma coisa. Mais entre esses há uma pequena diferença. O vintage são peças com muitos anos de vida, do século passado, e que se encontram em ótimo estado de conservação. Esses artigos são de valor histórico ou sentimental, representando determinada época ou estilo de uma pessoa.
O retrô são artefatos inspirados nas peças vintage. Releituras de objetos são reproduzidos de forma igual ou parecidos ao original, mas usando a tecnologia atual. E com a moda não é diferente, produções com referências da década passada, mas com tecnologia têxtil, tecidos, estampas e cortes de modelagens modernas.
Vestir-se no estilo retrô é muito simples e elegante através de roupas que resgatam a delicadeza, a feminilidade da mulher e que valorizem o corpo feminino. Os looks são super femininos, com vestidos e saias rodadas, e a cintura marcada. Saia lápis com blusa peplum, cropped top, blusas com amarrações na cintura e vestidos com modelagens tulipa que seguem o mesmo conceito dos anos 1920 aos 1970.
| |
---|---|
As estampas que mais lembram o período passado e que estão presentes em produções retrô são os poás, as bolinhas que marcaram a década de 60 nos vestidinho rodados. Além dos poás, há também as estampas florais, o xadrez e os arabescos.
Os acessórios que podem compor o visual retrô são os cintos ou fitas que marquem bem a cintura, bolsas, chapéus, tiaras, laços, colares delicados que lembrem o estilo , e os famosos óculos nos formato de oncinha.
Os calçados bonecas, conhecidos também por Mary Jane, sapatos envernizados, sapatilhas são os que compõem um look retrô, sendo esses lisos ou com padronagens.
Fotos: Divulgação.