O couro, hoje, é usado em diferentes modelagens de roupas e pode-se criar produções que atende a vários estilos e ocasiões. Além das clássicas jaquetas, ele aparece em calças, coletes, saias, shorts, vestidos e em detalhes de roupas, que podem ser usados tanto no inverno, como no verão. Com o avanço da tecnologia têxtil, o couro surge fino e com caimento.
Por se tratar de um material pesado, é preciso de alguns cuidados para o visual não ficar vulgar, pois a peça aumenta, visualmente, a região do corpo que mais chama à atenção. Então, se a intenção é esconder algo, com as gordurinhas, por exemplo, evite. Mas caso deseje usar o material, opte nos detalhes ou peças em tons escuros. Se se o objetivo é evidenciar uma área do corpo, as cores vivas são uma ótima alternativa.
A elegância de um produção totalmente preto, com peças de couro, é ideal para a noite. Tome cuidado para vulgarizar o visual, pois um preto total evidencia, e muito a silhueta; procure o equilíbrio entre as peças, peças justas com largas e vice-versa. Acessórios que atraem à atenção são uma boa opção para compor um look noturno com o couro.
Para o dia, as saias e os shorts combinados com camisas de algodão, blusas de tricô, estampas, blazers, cardigãs, colete são perfeitos. Acessórios simples e calçados confortáveis são maneiras de deixar o look mais bonito.
O couro no trabalho é viável, desde que não sejam peças justas, que marcam o corpo. Prefira saias na altura dos joelhos e jaquetas, que combinam com quase tudo.
Um visual composto só de couro é um pouco perigoso, já que pode deixar a composição pesada demais. Caso opte por vestido todo em couro, observe se este é acinturado e se cai bem ao corpo, pois a tendência do couro é enlarguecer. Nunca use vestido de couro com jaqueta de couro, prefira cardigã, casaco de tricô e blazer para contrapor textura leve e pesada. Não use acessórios chamativos, com brilho, e opte por usar à noite.
Fotos: Divulgação.