O suéter (em inglês "sweater") é um agasalho muito usado por homens, mas que conquistou o guarda-roupa feminino. A peça, confeccionada com algodão, cashmere, lã ou material sintético como o acrílico, garante o aquecimento, o conforto e a elegância das mulheres. As modelagens são diversas, sendo encontrados com vários tipos de decote, mangas, estampas, cores, dos mais sofisticados ao mais despojados.
Sua versalidade permite que seja usado com bermudas, shorts, saias, calças, como vestido e com vestidos. Mas cuidado! O suéter não combinado corretamente com outra peça, pode aparentar desleixo.
O trabalho exige roupas formais e discretas, e produções com o suéter são adequadas para esse tipo de ambiente. Prefira um suéter mais justo, e combine com camisa social por baixo; deixe a gola da camisa para fora. Opte por suéteres de cores sóbrias, e caso seja estampado, escolha a camisa com um dos tons da estampa. Use com saia social, calça jeans ou de alfaiataria, com o corte reto.
O dia a dia exige produções mais casuais. Para um look descontraído, prefira suéter com camiseta larguinha por baixo e calça justa, short ou saias. O suéter bem justo com colar, scarpin e calça jeans é outra opção para um visual mais chique. Os modelos mais larguinhos são bem vindos, desde que sejam usados com calças tipo skinny (justas), para equilibrar o visual.
Os vestidos suéter ou suéter mais compridos podem ser usados com calça legging ou meia-calça. Complemente com jaquetas, na altura da cintura ou cintos, para um visual moderno e bonito. Para as mulheres acima do peso, essa peça deve ser encorpada, menos colada ao corpo.
Para os pés, o salto, botas, peep toes oxford e sapatilhas elaborardas garantem a elegância e tira a cara de desleixo.
Fotos: Divulgação.