Ícone nos anos 1970, as padronagens étnicas são inspiradas nas culturas africanas e indianas. A estampa é caracterizada por suas cores muito vibrantes, pelas formas geométricas, grafismo ou pela bicoloridade. Essas se encontram em peças inteiras ou em detalhes de acessórios podendo criar combinações variadas, que se adequam a várias pessoas e estilos.
Os acessórios com pegada étnica são ótimos para combinar com peças lisas. Detalhes em bolsas, carteiras de mão, calçados, colares ditam a composição das produções básicas.
Calças e shorts oferecem produções casuais e coloridas se combinar tops com uma das tonalidades da estampa. As saias são para as mulheres que gostam de um visual mais feminino. Curtas ou longas, com cintura baixa ou alta ficam perfeitas com camisas ou blusas. A harmonia das cores entre as peças está na escolha de uma das cores da estampa ou se preferir o branco ou o preto, que são opções certas. Complete com sandálias, rasteiras, sapatilhas, sapatênis e outros tipos de calçados que à agradem.
Como nas calças, saias e short, a regra das cores presente nas estampas é válida para formar dupla com blusas, camisas e camisetas étnicas para evitar erros e exageros. Tecidos mais nobres e salto alto são ótimas opções para looks formais.
Os vestidos com a geometria étnica são mais indicados para ocasiões formais. Por chamarem a atenção, os acessórios devem ser nos tons neutros, assim como os calçados de salto alto. Para um visual casual, aposte em sapatilhas e saltos médios, sempre com uma das cores da estampa ou então no preto ou branco.
A padronagem étnica realizam produções contemporâneas muito bonitas e harmônica se usas de maneira correta. Basta seguir as sugestões para evitar os excessos e erros.
Fotos: Divulgação.