Peça versátil que veio para ficar no guarda-roupa feminino.
O colete surgiu no século 18, e somente os homens usavam. A peça só foi adotada pelas mulheres no fim do século 19, que a vestia com saias e blusas. Foi à partir dos anos de 1960 que o colete tornou, definitivamente, parte do vestuário feminino.
Cenas do filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Nos mais variados tamanhos, cores e texturas, o colete ganhou de vez o guarda-roupa da mulheres. Versátil, a peça compõe produções que vão do estilo rocker, romântico e até o moderno. Estes podem ser combinados com chemisier, camisetas de malhas, regatas e camisas. Confira algumas dicas de como usar o colete.
Contraste a peça com elementos femininos, como vestidos curtos, acessórios, e salto alto, para o visual não ficar masculino.
As mulheres que querem disfarçar os seios grandes, ou esconder o decote de uma blusa ou vestido, o colete é uma ótima opção. Já as que querem delinear o corpo, os mais justos são o ideal.
As mulheres acima do peso, os modelos acinturados não são ideais, por marcar o abdômen e aumentar o quadril.
Texturas diferentes fazem a produção ficar mais modernas, como colete jeans e calça de alfaiataria, e vice versa. Peças preto e branco são mais fáceis de adequar ao colete.
O colete pode funcionar como um acessório, então tome cuidado com as peças usadas sob o colete, como babados, isto pode sobrecarregar o visual.
Foto: Luíza Batista