Pular para o conteúdo principal

Macacão, macaquinho, jardineira e salopete. Qual a diferença?

O macacão foi criado por volta de 1890 para vestir operários, lenhadores, pilotos, mecânicos e soldados nos Estados Unidos e Europa. Feita de jeans e com bolsos no peitilho, o macacão servia como uniforme e proteção, ideal para trabalhos pesados. Nos anos 1940, ele vestiu o personagem  Charles Chaplin no filme "Tempos Modernos". Foi nesse ano que a peça caiu no gosto dos estilistas e ganhou várias interpretações, com saias e shorts e tecidos mais leves. Mas foi no fim dos anos de 1960 é que o macacão e suas versões, macaquinho, jardineira e salopete, ganharam definitivamente o armário feminino.



Macacão usado por Charles Chaplin no filme "Tempos Modernos". Foto: Divulgação.


Mas qual a diferença entre macacão, macaquinho, jardineira e salopete?

O macacão é uma peça com a parte superior toda fechada, com pernas compridas, variando nos tecidos e modelagens.


Alessa. Foto: Alexandre Schneider - UOLColcci. Foto: Alexandre Schneider - UOL


O macaquinho é a versão do macacão, só que com pernas curtas, podendo ser short ou bermuda.

Movimento. Foto: Foto: Alexandre Schneider - UOLNica Kessler. Foto: Alexandre Schneider - UOL

A  jardineira é o macacão com cavas baixas e alças finas, na frente e nas costas. O comprimento das pernas pode ser longo ou curto, e com modelagem e tecidos variados. Essa peça só pode ser usada sobreposta a blusinhas.


Colcci. Foto: Alexandre Schneider - UOL


A salopete é a versão da jardineira, com saia, podendo ser o comprimento curto ou longo. Assim como a jardineira, ela deve ser usada com blusinhas. Um vestido pode servir como salopete se usá-la com uma blusa por baixo.


Cavalera. Foto: Alexandre Schneider - UOLLa Mafe. Foto: Hélio hilariao - UOL


 O macacão e suas variações, com uma modelagem mais solta e com um corte de alfaiataria, servem para uma festa à noite. Para as baixinhas, use o macacão com salto para alongar a silhueta, pois esse tende a diminui-la. Caso você seja alta, modelagens com o gancho da calça mais baixo ficam mais harmônicos. As mulheres que estão acima do peso, o ideal são modelos com tecidos estruturados e, mas não muito, para equilibrar a forma do corpo. Quem tem quadril largo, cuidado com as faixas e marcações próximas ao quadril, pois ficarão mais largas. As de cintura fina, podem optar por modelos de forma confortável e desestruturado, para dar volume ao quadril e diminuir a barriga. Quem tem as penas finas, a salopete curtinha é uma ótma sugestão.


Andrea Marques. Foto: Alexandre Schneider - UOL
Água de Coco. Foto: Alexandre Schneider - UOL
Maria Bonita Extra. Foto: Alexandre Schneider - UOLLanvin. Foto: Divulgação Lanvin
Exuberance. Foto: Hélio hilariao - UOL

Milania. Foto: Hélio hilariao - UOL
 Oestudio. Foto: Alexandre Schneider - UOL
Reed Krakoff. Foto: Divulgação Reed Krakoff
Huis Clos. Foto: Alexandre Schneider - UOL
Cavalera. Foto: Alexandre Schneider - UOL

Jessica Szohr. Foto: Getty Images
Tyra Banks. Foto: Getty Images
Francia Raisa. Foto: Getty ImagesElle Fanning. Foto: Getty Images


Macacão, macaquinho, jardineira e salopete são peças muito versáteis, podendo ser usadas tanto no verão como no inverno. Elas garantem produções incrivéis quando se escolhe o tecido, acessório e modelagem adequada. É um investimento compensador, pois resiste todas as estações.



Postagens mais visitadas deste blog

Para cada corpo um macacão ideal

Peça elegante e versátil, o macacão voltou à moda para ficar. Com diversos modelos para serem usados no dia-a-dia, em passeios, festas casuais e até em eventos sofisticados, como casamentos. Mas nem todos os modelos ficam bem dependendo do tipo de corpo. Para escolher a macacão certo, detalhes da peça devem ser levadas em consideração, que podem favorecer ou desfavorecer a forma do corpo. Triângulo invertido - os ombros são mais largos que o quadril.   Macacão com detalhes na região do quadril, como tecidos mais largos para equilibrar com a região dos ombros. Para não chamar a atenção para os ombros, a parte de cima da peça deve ser mais sequinha (sem sobra de tecido).   Retângulo - a medida os ombros é igual ao do quadril.   O objetivo é criar cintura, então a calça deve ser mais larga e a parte do busto mais justa. O macacão com bolsos nas laterais da calça aumentam o quadril e cria um contraste com a cintura, fazendo-a ficar mais fina. Invista

Mulheres Mignon

A mignon ou petit é a mulher pequena e bem magrinha. Geralmente compra roupas em seção de adolescentes, por ter dificuldade de encontrá-las no seu tamanho. Com essa dificuldade, só resta a petit vestir roupas sob medida, ajustadas ou seguir algumas dicas para não parecer infantil ou com aparência de desleixo por as serem largas ou grandes demais. As cores monocromáticas (da mesma cor) ou tom sobre tom (cores semelhantes) criam uma linha vertical que alonga a silhueta e faz com que a mignon pareça mais alta, visualmente, além passar uma mensagem de elegância. Cores diferentes, porém parecidas são válidas, como por exemplo o nude e pérola, o preto e chumbo... As linhas verticais também alongam e emagrecem, com o olhar movimentando para cima e para baixo. Blusas, camisetas casacos com decote em "V" ou "U" e colares com detalhes na vertical são ótimos recursos. A cintura alta ajuda a verticalizar o corpo, por criar a ilusão de pernas longas e p

Calça pijama: como usar com estilo

A calça pijama é mais uma das peças que se tornarão um clássico no guarda-roupa feminino. Isso por ser muito confortável, e deixar uma produção sempre moderna.  Com uma modelagem ampla e confeccionada com tecido macios e leves, como seda, algodão, linho, viscose, a calça pijama garante o frescor,  o conforto e a  elegância. Para o visual não parecer relaxado, que acabou de acordar, deve-se considerar alguns itens importantes para não perder o estilo.  A regra básica é largo embaixo e justo em cima para garantir o equilíbrio. Procure combinar com a calça blusa justas, com pouco volume ou sobrepor com  blazer, casaquetos, jaquetas ou cardigãs ajustados. Os acessórios e o cabelo ajudam a produção a perder a aparência de informalidade. Evite de usar conjunto, calça e blusa de mesma estampa, isso é válido somente para as passarelas, para não ficar com aparência de roupa de dormir. Caso a calça seja estampada, prefira usar a blusa por dentro da calça ou pelo menos